Ceará Transparente: Turismo de Ponta a Ponta

 

O ano de 2017 já pode ser considerado um marco na história do turismo do Ceará. O início das operações da empresa alemã Fraport na administração e ampliação do Aeroporto Internacional Pinto Martins; a conquista do centro de conexões das companhias Air France, KLM e GOL; a inauguração do Aeroporto Regional de Jericoacoara e o aumento do número de cruzeiros chegando a Fortaleza representam uma série de conquistas permitirão que o turismo – que já é uma das principais vocações do Estado – ganhe outro patamar.

Para o secretário do Turismo do Estado, Arialdo Pinho, o hub muda a relação do Ceará com o mundo. “Ele vai conectar o Estado com mais de mil destinos através da Air France e KLM, que são empresas que operam no mundo inteiro. Nós poderemos ter pessoas vindo da Rússia, da Ásia, chegando a Fortaleza”.

“Com um hub mundial, passamos a ser integrados. Hoje turismo no mundo é feito principalmente por avião, então nós precisamos ter aviões e mais aviões chegando a Fortaleza para que a gente tenha um benefício turístico. Muda também a relação preço. Hoje pra você viajar pra Europa é muito caro. Aumenta a demanda, a quantidade de voos e a tendência é cair o preço”. Ele acredita que esses resultados são apenas o início dessa transformação, que será beneficiada também pelos aeroportos regionais, especialmente o de Jericoacoara, inaugurado este ano, e a impulsão da chegada de cruzeiros a Fortaleza.

O número de turistas chegando pelo porto em 2017 já é maior que o total de passageiros que vieram em todo o ano de 2016, quando a Capital recebeu oito navios, com 8.625 passageiros. Em 2015, Fortaleza recebeu sete navios com 18.585 passageiros ao todo.

“Hoje somos passagem. Buscamos a vantagem dos navios que saírem do Sul, passarem e abastecerem aqui, antes de seguir para América ou Europa. Estamos tentando também começar a vender para o cruzeiro sair daqui ou terminar aqui. De Fortaleza para a Itália, por exemplo. Acho que com um ano de trabalho nós conseguimos”, detalha o secretário Arialdo Pinho.

 

Assista à entrevista com o secretário Arialdo Pinho: 

 

 

Fotos: DAVI PINHEIRO/ GOV. CEARA

 

Parceiros

Coco Bambu
Caras
Beach Park
Óticas Itamaraty
Yzzer
Copyright © 2006~2018 Lazaro Medeiros. Todos os direitos reservados.